Tendinite, tendinopatia e tendinose
A tendinite, a tendinopatia e a tendinose são três termos que estão do dia a dia do consultório ortopédico e do especialista em medicina esportiva.
O que é a tendinite?
O nome tendinite significa inflamação do tendão, na verdade o que ocorre na maioria dos casos é uma inflamação ao redor do tendão. Chamados essa inflamação de tenossinovite pois ela provoca uma inflamação na bainha do tendão, A tendinite é provocada por uma doença, pelo uso excessivo do tendão ou ainda por posição inadequada ao realizar os movimentos. Na inflamação aguda, nos exames de imagem, algumas vezes vemos edema dentro do tendão.
O que é tendinopatia ?
A tendinopatia significa doença do tendão. O tendão doente surge quando o paciente permanece com uma inflamação crónica na região durante muito tempo. O quadro inicial de dor ou de desconforto no tendão, com o passar do tempo, provoca doença na estrutura do tendão que fica mais fraco e sujeito a uma ruptura com pequeno esforço. No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite essa inflamação em geral está ao redor do tendão( tenossinovite) porém, com o passar do tempo todo o tendão fica doente e surge a tendinopatia.
O que é tendinose?
A tendinose é e certa forma igual a tendinopatia, o termo é usado na descrição dos exames de imagem principalmente da ressonância magnética das articulações. Poderíamos definir tendinose como o aspecto imaginológico da tendinopatia. Quando o radiologista descreve um tendão como tendo tendinose ele quer dizer que esse tendão apresenta características estruturais diferente do tendão sadio. Na ressonância do ombro a tendinose do supraespinal (supraespinhoso) significa que o tendão apresenta-se espessado com áreas de edema e eventualmente pequenas rupturas intra-substanciais, resumidamente o tendão está doente. essa doença do tendão provavelmente foi provocada por uma doença crónica na região.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafago, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Botafago, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 16/05/2019
Tenho Tendinose desde Novembro de 2009, vista em RM. Senti muitas dores no início, não podenso nem pentear o cabelo. Hoje continuo a fazer Fisioterapia, Acumpultura e Hidro Ginástica, mas ainda sinto dores em alguns movimentos e também instabilidade. Trabalho 9 horas na frente do computador. A tendência é piorar? O que fazer se não tem cura?
ResponderExcluirObrigada.
Abço,
Valéria Rodrigues/53 anos/Rio de Janeiro/RJ/brancaegigi@yahoo.com.br
Para tratar a tendinose do manguito rotador temos várias opções, a fisioterapia e o reforço muscular são usados em várias oportunidades, importante determinar quais os tendões que estão envolvidos e dessa maneira instituir um tratamento específico.
ResponderExcluirBoa noite Dr. Marcos, eu queria saber se tendinite na perna perto dos glúteos se pode acontecer de dar inflamação ao ponto de inchar e junta pus (líquido) pois eu tenho um namorado que sofre com isso dês do ano passado e até hoje o médico não sabe ao certo com o que está tratando pois já aplicou injeção e não resolveu, já fez incisão pra limpar umas três vezes e toda vez que fecha ele junta novamente.
ExcluirAs patologias ortopédicas podem ser inflamatórias, porém também podem ser infecciosas. Com a saída de secreção purulenta a drenagem e curativos ajudam no tratamento, Em alguns casos é necessário um procedimento cirurgico mais profundo para conseguir tratar a infecção.
Excluirmaribueno65@yahoo.com.br
ResponderExcluirJanilson
ResponderExcluirjbnil03@gmail.com
Respondido por email
Sou artista plástica e não estou podendo trabalhar desde de que surgiram fortes dores em meu ombro, após um ultra-som que deu-se o diagnóstico de alterações dos tendões supra-espinhal- Tendinose ,gostaria de saber mais sobre essa doença para saber dos meus direitos ao INSS,já que pago como artista plástica a alguns anos,se poder me mandar o que tiver sobre a doença e o que ela acometi. cristiane-taninha@hotmail.com
ResponderExcluirCris, bom dia. Parece que você está precisando de um trabalho de consultoria. Acredito que vai ser difícil conseguir essas informações gratuitamente na internet. Sugiro que você encaminhe a Luis Felipe para uma consulta com o ortopedista e se esse achar conveniente, ele pode encaminha-lo a perícia no INSS.
ResponderExcluirforam esgotados os tratamentos nos meus joelhos tendao patelar e quadril tendinose há mais de 4 anos nao tenho mais esperança q/ vou curar ma9s , e prp sera q/ é bom mesmo?
ResponderExcluirPara saber se o PRP está indicado no seu caso precisaria examiná-lo e ver os seus exames de imagem
ResponderExcluirBoa Noite Dr Marcos, gostaria de saber quanto tempo em media demora entre a apresentação dos primeiros sintomas e a total instalaçao da doença? Consegue se detectar a doença apenas em exame fisico sem exames complementares?
ResponderExcluirDa pra afirmar pela ressonancia a mais ou menos quanto tempo a doença esta instalada?
Desde já obrigada...aguardo a resposta!!
Waleska Roman , 28 anos, RJ, waleskaejackson@hotmail.com
Boa tarde.
ResponderExcluirHá uns 8 anos sinto dor na nuca só do lado direito com dor no alto da cabeça tipo queimação, dor no ouvido direito ( que é o pior de todos os sintomas, pois não me deixa dormir sem remédio),sensação de uma pedra andando no canto do olho direito ) e ranger na nuca quando mexo a cabeça, dor no braço direito.RM coluna cervical normal.RM ombro (acrômio tipo II e tendinopatia (tendinose) do supra espinhoso.)A fisioterapia não adianta, fiz mais de 100 sessões e só piorava.Há 1 ano comecei a sentir dor no osso do quadril direito, dor ao andar. Fiz RM:Formação cística no psoas compatível com cisto sinovial,ganglionar ou perilabral e em ArtroRM Lesão labrum acetabular.
Há uns 6 meses o lado direito do quadril começou a doer , só que não é no osso como do outro lado, é uma dor na articulação,Os dois joelhos começaram a doer também, na parte de trás.Não fiz exames do joelho pois o médico acha que é devido ao problema quadril. Não sei se procuro ortopedista ou reumatologista. Tenho FAN positivo mas os outros exames laboratoriais são normais.Tenho anemia constantemente.Gostaria da sua orientação, pois sinto dor constantemente e mesmo tomando indometacina supositórios não melhorou nada.Já usei vários antiinflamatórios e cortisona comprimidos e injeção, sem melhora.Sua opinião seria muito valioza.Grata.
Rosangela MG 40 anos email:rosangelacabreu@gmail.com
Voce precisa do ortopedista e do reumatologista
ResponderExcluirPrezado Doutor,
ResponderExcluirTenho 28 anos, moro no Rio de Janeiro-RJ e fiz uma cirurgia no ombro em 19/11/2010 q foi exatamente RUPTURA DO SUPRAESPINHOSO + BURSECTOMIA + ACROMIOPASTIA.
Qual é a consequência pra a minha vida a retirada da bursa e essa lesão no supraespinhoso? Gosto de praticar esportes e fico com medo de não poder mais fazer isso. Posso desenvolver atritite/artrose precocemente?
O meu ombro esquerdo também tem as carcterísticas de pequeno derrame articular gleno-umeral, tendinose no subescapular e supraespinhoso, mas o médico achou melhor não operar.
Goataria de uma opinião, mesmo que bem minimalista, da minha condição, já que o meu médico não me dá informações tão clarase completas e ouvir uma outra opinião é muito importante para mim.
Sei que não é sua obrigação, mas ficaria muito agradecido pela sua atenção e retorno.
Um abraço.
Alexandre Muniz / 28 anos / Rio de Janeiro-RJ
alexandremuniz_rj@yahoo.com.br
Prezado Doutor,
ResponderExcluirTenho 28 anos, moro no Rio de Janeiro-RJ e fiz uma cirurgia no ombro em 19/11/2010 q foi exatamente RUPTURA DO SUPRAESPINHOSO + BURSECTOMIA + ACROMIOPASTIA.
Qual é a consequência pra a minha vida a retirada da bursa e essa lesão no supraespinhoso? Gosto de praticar esportes e fico com medo de não poder mais fazer isso. Posso desenvolver atritite/artrose precocemente?
O meu ombro esquerdo também tem as carcterísticas de pequeno derrame articular gleno-umeral, tendinose no subescapular e supraespinhoso, mas o médico achou melhor não operar.
Goataria de uma opinião, mesmo que bem minimalista, da minha condição, já que o meu médico não me dá informações tão clarase completas e ouvir uma outra opinião é muito importante para mim.
Sei que não é sua obrigação, mas ficaria muito agradecido pela sua atenção e retorno.
Um abraço.
Alexandre Muniz / 28 anos / Rio de Janeiro-RJ
alexandremuniz_rj@yahoo.com.br
Olá Dr. Marcos meu nome é Renilda tenho 38anos
ResponderExcluirEm 2003 descobrir através de ultra-sonográfia que tenho tendinite do manguito rotator no ombro esquerdo fiquei alguns meses de licença médica por sentir dores insuportavéis e dificuldade de movimentar o braço e pescoço. Fiz algumas seções de fissioterapia e fiquei 10 anos sem sentir dor.Agora em 2011 mês de março a dor voltou pior com dormencia e formigamento no dedo midinho e anelar além de sentir choque no cutuvelo. O grau da tendinite tem se agravado? Muito grata, aguardo resposta
você deve investigar problemas de compressão neurológica no cotovelo ( nervo ulnar) e também na Coluna cervical ( hernias ou protusões discais), Procure seu ortopedista e informe a ele seus sintomas.
ResponderExcluirDr. Marcos, estou com tendinite e calcificação óssea no braço esquerdo, além da fisioterapia que faço todos os dias, que tipo de atividade física posso fazer? Essa calcificação óssea é o que? Seria excesso de cálcio? Poderia me explicar melhor?
ResponderExcluirdê uma lida no post sobre : Tendinite Calcárea - Definições e Tratamento Ortopédico
ResponderExcluire Tendinite Calcárea - História
os links estão abaixo ( no final de " Leia mais sobre outros assuntos" )
No momento somente os comentários dos seguidores do blog estão sendo postadas
ResponderExcluirViviane bom dia
ResponderExcluirPostar comentários ao blog é fácil basta seguir o blog
Sinto dor e inchaço no antebraço lado direito quando movimento os dedos e faço algum esforço e para piorar sinto tambem uma dor insuportável no antebraço ao esticar ou torcer o braço para pegar alguma coisa o que pode ser?
ResponderExcluirbom dia meu esta com Tendinite, tendinopatia e tendinose fomos um especialista ele disse que o tratamento seria uma cirurgia..colocar uma protese de titanio que fica em 12.000.reais.
ResponderExcluirsera isso mesmo?pode me dar uma explicaçao melhor?
meu email e dada_mota@hotmail.com
bom dia dr
ResponderExcluirmeu pai tem 48 anos tem 6 anos que esta afastado do trabalho por um problema Tendinite, tendinopatia nao consigos a cirurgia pelo sus.fomos a um medico particular e disse que tem que colocar uma protese de titanio que fica em 12.000,reais esclareça minha duvida e isso mesmo? ou existe algum outro tratamento?
agradeço desde de ja
dayane mota
Uma protese é usada para substituição articular e é realizada quando acaba a cartilagem, veja o Artigo sobre artrose.
ResponderExcluirDoutor tem como vc me mandar seu email... ou me adicionar pra conversarmos melhor...sobre tendinose do calcanhar?? meu email: bcrishta@hotmail.com Obrigada'
ResponderExcluirBrunaA fique a vontade para fazer perguntas e comentários, para mais informações leia FAQ e Sobre esse blog no Menu superior
ResponderExcluirboa tarede,tenho tendinite ancerina,e tenissonovite comprovada com exames de imagens,e laudos medicos tenho 44 anos,sera que consigo passar na pericia no inss.
ResponderExcluirBoa tarde Doutor,
ResponderExcluirCortei meu dedo médio com faca de serra por acidente e foi profundo e bem na junta(primeira depois da mão);segundo o medico que me atendeu no pronto socorro,cortei um tendão em cima do dedo e teria que fazer uma cirurgia uma semana depois.
ENCAMINHADO AO ESPECIALISTA que infelizmente me atendeu pelo sus pois estou sem plano de saude(não que isso tenha feito a diferença necessariamente),foi me dito que havia movimento e não seria necessario a cirurgia.
Fui pra casa e passei a fazer curativos e tomar azitromicina 500 que foi receitado e depois de 9 dias havia vazamento de puz amarelo e inchaço e dor e o medico do posto de saude onde eu fazia curativo não deixou retirar os pontos e me receitou mais 7 dias de azitromicina 500 e banhos de permanganato de potassio e assim foi e tirou os pontos depois deste segundo periodo e como ainda doia e o edema continuava principalmente na junta, fui ao medico que me atendeu no P.S que por coincidencia é ortopedista e ele me disse que por não ter feito a cirurgia ,agora não da mais pra fazer e meu dedo vai atrofiar.
Disse tb que a azitromicina nao vale nada e me deu um outro antibiotico por mais 10 dias ( ciclofoxacina.) e me disse que a dor e o inchaço só vai melhorar com fisioterapia. Agora fazem 39 dias e meu dedo melhorou bem em relação à cicatrização e tem uma pequena irritação,ainda na pele em cima do corte que vazou pus uns dois dias mas, pouco .
O grande drama que tenho vivido alem de saber que o dedo vai atrofiar é que ele tem dia que esta tão inchado como no começo e tem dia que não e a dor tb varia e só quando mexo de modo brusco.
segue umas fotos ...eu só queria saber se estes edemas é coisa que demora a sarar e se por ser junta demora mais ou se estou com algum agravamento.
Obrigado,
Existem dois tendões flexores na mão um profundo e outro superficial, cortando um deles o outro as vezes ainda consegue fazer o dedo mexer. A evolução de uma ferida depende de estar ou não com infecção. Mantenha um acompanhamento médico de perto e siga todas as orientações que receber dos seus médicos.
ResponderExcluirBoa tarde Dr. Marcos.
ResponderExcluirMeu nome e Thais ha 4 anos tenho tendinite já fiz fisioterapia, tomei anti inflamatório e imobilizei o membro afetado por uns 6 meses mas nada adiantou. hoje eu não trabalho mais e as dores só estão aumentando sem falar na sensação de desconforto e sinto muito calor no membro afetado. o que eu devo fazer para melhorar?
tendinite tem cura ou só mesmo tratamento?
Desde já agradeço!!!
thaisjdm@gmail.com
Parece que você sofre com dor crônica, existe tratamento e algumas pessoas ficam curadas.
ResponderExcluirBoa Noite Dr Marcos, sou professora de Educação Física e há algum tempo tenho dores no quadril direito. Fiz uma RM e foi detectado Tendinopatia degenerativa/inflamatória do glúteo mínimo. Vou ao médico no final de março mas gostaria de saber qual será o tratamento indicado para esse caso? Fiquei bastante preocupada ao ler sobre essa doença dos tendões.
ResponderExcluirAbraços
Darlene Reis
darkereis@bol.com.br
Você deve aguardar a consulta pois nesse momento o ortopedista terá oportunidade de examiná-la.
ResponderExcluirOla bom dia ! DOUTOR MARCOS TRABALHO COMO OPERADORA DE TELEMARKTING , ESTOU COM MUITAS DORES NO OMBRO DIREITO E PUNHO TBM E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE PROBLEMA QUE TENHO FIZ EXAMES QUE FORAM CONSTATADOS TENOSSINOVITE NO PUNHO E TENDINOSO DO SUPRAESPINHOSO, NOSSA SINTO DORES DEMAIS TBM NAS COSTAS, CHEGA A ENCOMODAR MUITO . ME CHAMO CARLA CARLAKAMEOKA@HOTMAIL.COM
Excluirleia o post sobre habitos posturais e dores no ombro, reveja a ergonomia do seu trabalho
Excluirola Dr.
ResponderExcluirFIZ RM DO OMBRO ESQUERDO
NA CONCLUSÃO DIZ COMPATIVEL COM:
Imagem cística, que pode corresponder mais provavelmente a cisto perilabral.
levei no ortopedista e ele disse que não tenho nada no ombro, o problema é que dói o dia inteiro e quase não consigo trabalhar
o que devo fazer?
Você deve avaliar seu ombro com um ortopedista, um cisto pode ser a causa de dor em algumas situações.
ResponderExcluirDr. passei por uma cirúrgia de reconstrução do ligamento cruzado do joelho direito, os parafusos utilizados na minha cirúrgia são do tipo bioabsorviveis, já faz 9 meses estou inciando academia, mas surgiu uma dor sempre que contraio a musculatura na região do parafuso fixador do femur, meu médico achou que o parafuso estava pegando na cartilagem então tirei um Raio x, mas não deu nada pq esse tipo de parafuso não aparece nesse exame. Minha dúvida é caso seja necessário retirar esse parafuso qual é o procedimento de anestesia: local, geral.
ResponderExcluirO parafuso como o nome diz é absorvível e está programado para reabsorver naturalmente, para retirar um parafuso intrarticular o paciente necessita de uma nova cirurgia com artroscopia do joelho.
ExcluirBoa tarde, Dr.Marcos
ResponderExcluirUma tendinopatia leve do subescapular com esforço repetitivo pode ser romper.
Sim , porém porém isso não é tão frequente.
ResponderExcluirOlá Dr. Marcos !
ResponderExcluirEu gostaria de fazer mais algumas perguntinhas:
Eu ouvi falar que água quente estimula a tendinite, isso é verdade? Se for o caso então devo começar a evitar ?
Quando eu estava fazendo fisioterapia, colocavam uns fios que mandavam uns "choquinhos" na área que doía, e em cima deles colocavam uma bolsa de gelo. O que exatamente esses "choquinhos" faziam? É recomendado eu continuar cobrindo o lugar que dói com gelo mesmo sem o equipamento com os fios ? Quantas vezes por dia e por quantos minutos o senhor recomenda para que eu fique com o gelo ?
Agradeço desde já ~ !
leia frio ou calor nesse blog, os choquinhos são o TENS ( transcutaneous electrical nerve stimulation) tipo de terapia com efeitos semelhantes a acupuntura.
ResponderExcluirOlá Dr. Marcos!
ResponderExcluirTenho 17 anos, tenho tenossinovite da cabeça longa do bíceps. Gostaria de saber se tenho chace de me curar e se acupuntura ajudaria em algo no meu tratamento. Ainda não faço fisioterapia.
Obrigado!
Sim, você ainda é muito jovem e vários tratamento estão disponíveis para as patologias ortopédicas
ResponderExcluirBoa Noite Dr.Marcos
ResponderExcluirTorci meu tornozelo em fevereiro, desde então os ultrason davam tenossinovite,tomei anti-flamatórios todos esses meses e fiz fisioterapia, mas como a dor não passava e só piorava pedi uma ressonância, ai apareceu um monte de coisas e uma delas foi a tendinopatia no fibular curto que apresenta foco de degeneração isso ainda tem cura?
Existem lesões ocultam que tem dificuldade de diagnóstico com radiografias simples e ultrassom. A ressonância por outro lado pode apresentar muitas patologias, o ortopedista saberá diferenciar quais patologias estão lhe provocando as dores e quais foram simplesmente um achado.
ExcluirSim e o primeiro passo é identificar o fator causal, Pisadas erradas, deformidades, vícios posturais, calçados inadequados, etc.
ResponderExcluirOlá Dr Marcos...
ResponderExcluirTenho muita dor no ombro direito, no mes de abril deste ano procurei um medico especialista,ele requisitou uma ressonancia resultado:ruptura de espessura parcial do tendao subescapular com cerca de 0,5 cm,discreto aumento de intensidade de sinal intra-substancial no tendao supra-espinhoso consequente a tendinose. Tomei anti-inflamatorios e fiz 40 sessoes de fisioterapia.Não aliviaram as dores. Retornei ao medico agora em agosto ele pediu outra ressonancia resultado: leve distenção capsulo-ligamentar acromio-clavicular, acromio com morfologia do tipo I,tendao subescapular apresenta hipersinal na inserção das fibras superiores na pequena tuberosidade medindo 0,5 cm, correlaciona com pequena ruptura, tendao supra-espinal apresenta hipersinal de fibras, especialmente junto a transiçao com infra-espinal tendinopatia, pequena distenção da bursa subaromio-deltoideia alteração inflamatoria. Afff...oque faço agora??? com tanta dor??? Obrigado!
Procure um ortopedista que possa lhe tratar, sua patologia não tem como ser tratada com uma receita de bolo do tipo que procuramos na internet. Você precisa de um médico para aliviar seus sintomas. Você esta no caminho certo, já tem a ressonância agora é instituir o tratamento adequado.
ExcluirBoa tarde,Dr. Marcos. Tenho 21 anos e estou com peritendinopatia na pata de ganso e fina lâmina de liquido na bursa do gastrocnêmio medial-semimembranoso.Queria saber se depois de fazer fisioterapia posso continuar a malhar com foco para hipertrofia?
ResponderExcluirObrigada!
precisaria examinar você e ver seu exames para poder lhe orientar
ExcluirComo faço pra seguir o blog?
ResponderExcluirBasta clicar em seguir o blog, procure por uma série se pequenas fotos e afastares acima, esta escrito: Participar desse site.
ExcluirLi Vários relatos e resolvi deixar o meu aqui também. Dr Marcos, tenho 23 anos e sou atleta de musculação. Tenho uma tendinopatia supra-espinhal e infra-espinhal e uma bursite subacromial-subdeltóidea, acusados em RM. Começou com uma dor em setembro de 2012, que como me impedia de treinar logo procurei o médico. Fiz sessões de fisioterapia, e desde então parei de treinar e meus músculos foram atrofiando. Fiquei cerca de 2 meses parado, e vi que a dor continuava a mesma coisa, não tinha melhorado nada. Então por orientação médica voltei a treinar devagar, sem muita carga(um pouco mais do que na fisioterapia). Senti uma melhora, vários movimentos que eu executava com dor hoje eu já consigo fazer. Porém Hoje Janeiro de 2013 4 meses já se passaram e ainda sinto uma pequena dor no local(me impedindo de fazer movimentos elevando os braços acima do plano da escápula). Essa pequena dor me impede de voltar a treinar a nível competitivo como eu treinava antes, meu ortopedista simplesmente disse que eu já estou muito forte e não preciso mais de levantar peso, que eu tenho que somente fazer exercícios para manter o corpo que eu consegui. Queria saber a sua opinião. Obrigado!
ResponderExcluirPara lhe orientar precisaria examiná-lo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse comentário não segue as regras do blog e não será respondido
Excluirolá doutor , eu tenho tendinite , e tenho também um caroço no minha mão direita sendo que esse caroço doi e incomoda muito , e a dor da tendinite também e continua e incomoda, com o tempo essa dor além de ser na mão subiu para o braço e ombros.já tomei diversos remedios mais nenhum deles , tira de vez essa dor , gostaria de saber se para esse caroço e necessario cirurgia ou que tratamento poderia fazer e se para a tendinite quais são as formas de tratamento mais efetivas e se isso tem cura ou só paliativos? Grata!
ResponderExcluirfrancisouzaa@hotmail.com.
Um caroço pode ser um cisto, porém pode ser um tumor, você deve procurar um médico para avaliá-la
ExcluirBoa tarde Dr! Ao brincar com o meu enteado de X-BOX 360(jogando Tennis),comecei a sentir muitas dores horas depois,no meu ombro direito.Procurei um ortopedista e depois de alguns exames,como Raio X, Ressonância e Artro ressonância,veio o resultado:A minha ARTRO do ombro direito deu: Tendão supraespeinhoso com sinal algo heterogêneo, ligeiramente afilado e irregular,notando-se insinuação do meio de contraste na superfície articular das fibras mais anteriores do tendão supraespinhoso, comprometimento cerca de 50% de sua espessura, indicativo de rotura parcial. Há também, sinais de tendinose incipiente do subescapular.. Um indicativo de bursite (edema discreto). IMPRESSÃO: Tendinose/rotura parcial do tendão supraespinhoso. Tendinose incipiente do subescapular. Dr,isso tem cura ou é preciso operar? Meu e-mail: licasimiro@hotmail.com
ResponderExcluirPara saber qual o melhor tratamento no seu caso precisaria examiná-la
ResponderExcluirBoa noite Doutor. Em abriu de 2010 sofri um acidente do qual tive o ombro esquerdo deslocado. Na época não tive um tratamento adequado, vindo a deslocar por diversas vezes mesmo ombro. Em 2012 fiz uma RM do Ombro, o resultado foi 1 - Sinais de instabilidade glenoumeral caracterizados pela presença de fratura/impactação da porção póstero-superior da cabeça umeral e na porção ântero-inferior da glenoide, associados a edema da medular óssea adjacente, caracterizando lesões de Hill-Saachs e Bankart ósseo agudas, respectivamente; 2 - Rotura do lábio da glenoide; 3 - leve bursite/subdeltoidea; e 4 - discreta tendinopatia do infraespinhal. Fui em dois Ortopedista que falaram que só teria tratamento cirúrgico. Recentemente em outubro de 2013 fiz outra RM com o resultado: 1- Reação bursa l subacrimia/subdeltoida e 2 - tendinose do supraespinhal e infraespinal.
ResponderExcluirNo meu caso existe outra possibilidade de tratamento ou só o cirúrgico???? Sinto dores e as vezes o ombro desloca.
Você irá necessitar de um tratamento específico, para indicar uma cirurgia precisaria examinar você
Excluirmeu exame deu tendinopatia de sub-escapular esquerdo o que signnifica?
ResponderExcluirLeia o artigo sobre tenidite de ombro, síndrome de impacto
ExcluirDr. queria saber se depois de anos, é possível uma cirurgia de correção do punho (radio distal) ?
ResponderExcluirEm teoria sim , porém cada caso é um caso
ExcluirBoa Dr., estou com tendinopatia do gluteo médio e sofro com dores há mais de um ano. Estou sendo acompanhada por um ortopedista que já me passou vários e diferentes medicamentos, inclusive já fiz uma infiltração! mas não melhora. Estou apenas na fisioterapia faz 6 meses. O que o senhor me sugere? Um reumatologista é uma opção??? por favor me ajude!!!
ResponderExcluirSim, quando não melhoramos devemos procurar outras opções.
ExcluirTenho tendinopatia do extensor comum, com roturs intrassubstancial. .. o que significa isso? Obrigada
ResponderExcluirAs rupturas intra-substanciais são aquelas que ocorrem dentro do corpo do tendão. São rupturas parciais.
ExcluirBoa noite Dr,sou atleta amador de voleibol e estou com uma tendinopatia do supra-espinhal com pequena rotura insercional de alto grau que compromete as fibras posteriores medindo cerca de 0,8 cm de você extensão no eixo AP e 0,3 cm de profundidade, sem franca transfixação. Existe um tratamento que não necessite de intervenção cirúrgica?
ResponderExcluirAlguns casos são manuseados adequadamente de modo não operatório nas rupturas parciais do manguito rotador
Excluir