Complicações após uma reconstrução do LCA
Complicações cirúrgicas após uma reconstrução do LCA
Infecção. A incidência de infecção após a reconstrução LCA artroscópica é muito baixa. Também foram relatados óbitos ligados à infecção bacteriana por tecido de aloenxertos devido a técnicas inadequadas de aquisição e esterilização.Transmissão viral. Os aloenxertos especificamente estão associados ao risco de transmissão viral, incluindo o HIV e a hepatite C, apesar do rastreio e processamento cuidadoso. A chance de obter um aloenxerto de osso de um doador infectado pelo HIV é calculada para ser inferior a 1 em um milhão.
Hemorragia . Raros riscos incluem sangramento por lesão aguda na artéria poplítea .
Dormência e formigamento e fraqueza ou paralisia da perna ou pé são raros, porém não é incomum ter dormência da parte externa da perna ao lado da incisão para retirada de enxerto, isso pode ser temporária ou permanente e esta relacionada a via de acesso. parestesias temporárias nos pés também sào frequentes principalmente quando o pé fica muito tempo para baixo.
Coágulo de sangue e trombose. Embora raro, o coágulo de sangue nas veias da panturrilha ou da coxa é uma complicação potencialmente fatal. Um coágulo de sangue pode migrar na corrente sanguínea e viajar para os pulmões, causando embolia pulmonar ou ao cérebro, causando em casos raros um acidente vascular cerebral.
Instabilidade. A instabilidade recorrente devido à ruptura, estiramento ou afrouxamento do ligamento reconstruído é possível e apresenta vários relatos na literatura.
Rigidez. Joelho duro. A rigidez do joelho ou a perda de movimento foram relatados por alguns pacientes após a cirurgia. Isso pode ser minimizado com fisioterapia
Falha no mecanismo do extensor. A ruptura do tendão patelar (auto-enxerto do patelar) ou a fratura da patela (tendão do patelar ou auto-enxertos do tendão do quadríceps) podem ocorrer devido ao enfraquecimento no local da colheita do enxerto quando o tendão patelar e a fonte do enxerto.
Lesão na placa de crescimento. Em crianças pequenas ou adolescentes com ruptura do LCA, a reconstrução precoce cria um possível risco de lesão na placa de crescimento, levando a problemas de crescimento ósseo. A cirurgia LCA pode ser adiada até que a criança esteja mais próxima da maturidade esquelética. Alternativamente, o cirurgião pode ser capaz de modificar a técnica de reconstrução do LCA para diminuir o risco de ferimento na placa de crescimento.
Dor no joelho. A dor pós-operatória na região anterior do joelho é especialmente comum após a reconstrução do LCA com o auto-enxerto do tendão patelar. A incidência de dor por trás da rótula varia muito nos estudos.
A melhor maneira de minimizar as complicações é escolher um bom cirurgião e operar num bom hospital
A melhor maneira de minimizar as complicações é escolher um bom cirurgião e operar num bom hospital
Leia Mais
- INTRODUÇÃO
- CONSIDERAÇÕES SOBRE O LCA
- RESSONÂNCIA PARA AVALIAÇÂO DA RUPTURA DO LCA
- ANATOMIA DO LCA
- TRATAMENTO SEM CIRURGIA
- CONSIDERAÇÕES SOBRE A CIRURGIA
- TRATAMENTO CIRÚRGICO DA LESÃO DO LCA
- OPÇÕES DE ENXERTO NO LCA
- ISQUIOTIBIAIS
- TENDÃO PATELAR
- QUADRÍCEPS
- RX PÓS OPERATÓRIO
- COMPLICAÇÕES
- DOR NO PÓS OPERATÓRIO DE RECONSTRUÇÃO DO LCA
- FISIOTERAPIA PÓS RECONSTRUÇÃO DO LCA
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/03/2018
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/03/2018
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!