Cartilagem: Funções, Lesões e Tratamento
1- O que é cartilagem?
A cartilagem é um tecido que reveste as nossas articulações. Formado principalmente por colágeno, água e suas células específicas chamadas condrócitos. Não possui vasos sangüíneos, linfáticos ou inervação.
2- Pra que serve a cartilagem?
2- Pra que serve a cartilagem?
Ela tem como função amortecer o impacto e suavizar o deslizamento entre as superfícies ósseas.
3- Quais articulações podem ser envolvidas?
3- Quais articulações podem ser envolvidas?
Todas. As mais envolvidas e mais sintomáticas são as que sustentam peso, principalmente quadril, joelho e tornozelo.
4- É verdade que a cartilagem uma vez lesada nunca mais é reparada?
4- É verdade que a cartilagem uma vez lesada nunca mais é reparada?
Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal.
5- Qual o quadro clínico da lesão de cartilagem?
5- Qual o quadro clínico da lesão de cartilagem?
Geralmente os pacientes apresentam dor, inchaço e travamento da articulação envolvida. A limitação às atividades ocorre de acordo com o tamanho e o local da lesão.
6- Existe algum exame de imagem que confirme a lesão?
6- Existe algum exame de imagem que confirme a lesão?
Sim. A Ressonância Magnética é extremamente útil. Os aparelhos mais modernos mostram a lesão com detalhes, inclusive com estudo do seu metabolismo.
7- Existe tratamento para a lesão da cartilagem?
7- Existe tratamento para a lesão da cartilagem?
Sim. O tratamento pode ser não-operatório (através de medicamentos, fisioterapia e orientações) ou cirúrgico.
8- Como é feita a cirurgia?
8- Como é feita a cirurgia?
Existem várias opções que dependem do tamanho e do local da lesão, além das características do paciente. Entre as principais temos:
Condroplastia: regularização da lesão.
Microperfurações: são realizados pequenos orifícios no osso exposto com o objetivo de estimular pequeno sangramento local e a formação do tecido cicatricial fibrocartilaginoso.
Mosaicoplastia: retirada de um fragmento de ósseo revestido com cartilagem de um local que não recebe carga do próprio paciente e colocado na lesão. Transplante de condrócitos: células da cartilagem são retiradas, cultivadas em laboratório e reimplantadas no defeito. Pouco disponível no Brasil devido ao seu alto custo. Cartilagem sintética: material de baixo atrito, colocado no local da lesão.
9- E quando a lesão é muito grande?
9- E quando a lesão é muito grande?
Existe possibilidade de realizar estas cirurgias? Não. Nas lesões mais extensas e com um processo de artrose já estabelecido, estes procedimentos não estão indicados. Nesses casos, geralmente a principal indicação é a artroplastia, em que substituímos toda a superfície articular. São procedimentos utilizados em último caso, reservados a pacientes mais idosos.
Artigo escrito pelo Médico Ortopedista colaborador e Membro da Equipe.
Dr. Rodrigo Castelo Branco
Especialista em Cirurgia de Joelho
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
04/02/2010
Dr. Marcos Brito da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 26/06/2013
dr,
ResponderExcluirTenho uma lesão de 2,4cm no tecido osteocartilaginoso do joelho direito. Este trauma no joelho foi jogando futebol. Já fiz 2 artroscopias em menos de 3 anos e meu médico disse que eu não tenho cura para este problema na cartilagem articular.
O problema é que na segunda artroscopia eu fiz para retirada de corpo livre no joelho. Os corpos encontrados foram 2 pedaços de cartilagem. Meu medo é de ficar soltando pedaços de cartilagem no joelho e sempre ter que fazer a artroscopia.
Tenho 23 anos e preciso muito achar uma cura para meu joelho, pois tenho tido dificuldades para trabalhar.
Queria sua opinião de possibilidades para meu caso. Você propoe alguma cura para meu joelho? A mosaicoplastia seria ideal?
obrigado
Deus
ExcluirAlgumas lesões condrais podem ser tratadas com mozaicoplastia, porém dependem da extensão e localização.
ResponderExcluirdr em dezembro de 2011 fiz uma cirurgia no joelho e meu diagnostico era lesao do ligamento cruzado anterior direito + lesao osteocondral condilo femoral medial + lesao do menisco medial direito reconstruiram meu ligamento colocaram dois pinos no meu joelho e fizeram microperfuraçoes para fazer um tipo de sangria do osso para reparar a cartilagem.Eu gostaria de saber se essas lesoes são graves, e se é possivel voltar a jogar futebol ? obrigado
ResponderExcluirDr. Marcos, Gostaria se possível que me respondesse. Tenho espondilose lombar, l5 o meu médico aconselhou-me a usar uma cinta que melhorou os sintomas mas eu gostaria de saber se poderia fazer reparação da cartilagem de algum modo. Tenho muito medo de um dia não poder caminhar. De momento, não tenho dores contínuas, apenas quando caminho durante muito tempo tenho espasmos horríveis na coluna. Isto preocupa-me porque gostaria da minha vida de volta, sem espasmos que aparecem de súbito sem eu nem ter tempo de os evitar. Eu sei que tenho de fazer fisioterapia que faço, mas haverá alguma possibilidade de reparar a cartilagem e depois tomar precauções para que isto nunca mais aconteça? Desde já agradeço a sua amabilidade se me puder responder, agradeço também a iniciativa maravilhosa que teve em criar este blog para que os cidadãos possam entender melhor a terminologia médica.
ResponderExcluirPara responder a sua pergunta precisaria examiná-la pois se trata de um caso específico
ExcluirDr. Marcos, meu irmão lesionou a cartilagem do punho numa queda. Já foi feito uma ressonância, e foi comprovada esta lesão. Ele continua a sentir uma pequena dor. Que tipo de tratamento deveria fazer. Obrigada
ResponderExcluirO tratamento depende do tipo de lesão, para saber qual o tratamento precisaria examiná-lo e ver a ressonância
ExcluirMinha pequena de apenas 4 anos, caiu do trapezio na escola e quebrou o calcanhar, perdendo a cartilagem. Foi realizada a cirurgia inserindo um parafuso do tamanho de parafuso dentario. estamos aguardando a retirada do gesso, que sera nessa quinta feira, seguiremos para as fisioterapias e apos 3 meses sera reitrado o parafuso.
ResponderExcluirMeu coraçao de mãe esta espedaçado, mas minha fé no poder de Deus está firma como uma rocha.
Mantenha sempre a sua fé, ela ajuda muito na realização dos nossos desejos.
ExcluirO que seria a Artrocospia de punho?
ResponderExcluirArtroscopia é um tipo de cirurgia feita com o uso de um artroscópio, artros = articulação , escopia = ver : ver dentro da articulação. Nesse caso Operar o punho vendo dentro da articulação com um artroscópio.
ExcluirDr. Marcos, depois de ser submetido a uma mosaicoplastia e recuperado com um bom pós operatório, é possível voltar a praticar esporte como futebol e vôlei ?
ResponderExcluirO retorno ao esporte está condicionada a liberação do seu ortopedista, a técnica cirúrgica por si só não determina a capacidade de retorno ao esporte, outros fatores como por exemplo o tamanho e localização das lesões são muito importantes.
ExcluirBoa tarde, Dr. Tudo bem? Eu tenho apenas 25 anos, sou formada em Economia e faço ênfase em Administração Pública pela Federal de Alfenas em Minas Gerais. Sempre fui uma pessoa batalhadora e guerreira. Oriunda de família simples.
ResponderExcluirFui diagnosticada com a Síndrome de Tietze ano passado. Meu tórax apresenta há quase 2 anos "edemas", inchaços nas minhas cartilagens. E uma dor latejante. Que surgiu meses depois de um acidente sério de carro. No ínicio era apenas um inchaço,e dores que sumiam, a minha vida seguia bem. Apenas ano passado diagnosticaram. Fui em 9999 médicos antes e nenhum sabia o que era. Nos últimos meses tenho estado incapacitada e limitada. Eu acordo com uma dor latejante, e durmo com uma dor latejante. O tratamento dos médicos é apenas exercícios e medicamentos. Os exercicios não tem me ajudado porque não tenho conseguido nem caminhar sozinha por mais de 20 minutos sem quase desmaiar. Muita das vezes não consigo nem ir na frequentar o ambiente acadêmico que é o que eu mais amo. Há algum tempo eu decidi continuar a vida mesmo vivendo limitada assim. Eu finjo para todos que estou bem, que estou sem dor, mas eu juro: não estou aguentando mais. Formei em Economia semestre passado, mas de coração eu não estou aguentando mais. Os medicamentos nunca fizeram efeito, apenas aumenta a dosagem e preço. Mas eles nem amenizam. Dolamin flex e cia. Hoje decidí não mais continuar vivendo assim,estou fazendo pesquisas procurando médicos renomados e experientes. Que talvez pudessem pelo menos me ajudar a continuar minha vida sem que seja sentindo dores latejantes 24horas por dia.E foi quando encontrei o senhor que é uma referência. Eu sei que deve ser bem assustador ler uma coisa dessas e eu peço desculpas pelo desabafado. Mas se o senhor puder me ajudar,ou me indicar alguém. Eu faço que seja uma vaquinha online e arrumo condições de me tratar com o senhor ai no Rio. Peço que por favor, se possível me ajude. Um abraço
Somente quem sofre sabe o tamanho da dor que sente. Se tiver oportunidade podemos tentar que ajudar. Importante nessas dores crônicas avaliarmos se existem alêm dos componentes físicos outros fatores que provoquem sofrimento e piorem as dores.
ExcluirTive um acidente de trabalho recentemente tive lesão de cartilagem e fraturei o osso gostaria de saber se devido a cartilagem não ter capacidade de se regenerar se vou ficar com incapacidade permanente para o futuro...
ResponderExcluirObrigado
lesões pequenas não deixam sequela, ou as sequelas são mínimas.
Excluir