Fratura da Coronoide no Cotovelo
O que é a fratura do coronóide?
O coronóide é a região anatônica da articulação do cotovelo, faz do da ulna e tem a função de ser o batente anterior da articulação úmero ulnar sendo o olecrânio o batente posterior, a coronóide realiza um importante papel na estabilidade do cotovelo sendo o local de inserção dos principais ligamentos que estabilizam essa articulação.
Qual a importância da fratura da coronóide?
Durante muitos anos a fratura da coronóide foi relegada a segundo plano, basicamente pelo desconhecimento da biomecânica do cotovelo amplamente estudada nos últimos 20 anos. hoje podemos dizer que a fratura da coronóide é um sinal de instabilidade da articulação do cotovelo. No passado imaginávamos que as fraturas de coronóide ocorriam por arrancamento, hoje sabemos que ocorrem por cisalhamento.
As fraturas da coronóide são de tratamento cirúrgico?
Muitas fraturas de coronóide requerem tratamento cirúrgico porém algumas podem ser tratadas não operatoriamente.
Como é feita a cirurgia para fraturas de coronóide?
as fraturas de coronóide requerem um cirurgião de cotovelo experiente e placas e parafusos especiais, hoje temos materiais especialmente desenhados para coronóide que permitem a osteossíntese e fixação de fragmentos que não poderiam ser fixados adequadamente há 10 anos atrás!
Como é o pós operatório de uma osteossintese de coronóide?
A fratura da coronóide em geral vem acompanhada de outras fraturas no cotovelo, o pós operatório depende do grau de estabilidade conseguida com a fixação das fraturas e do grau de osteoporose do paciente. objetivamos sempre a mobilidade precoce (vida é movimento , movimento é vida) porém isso nem sempre é alcançado na primeira cirurgia.
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 04/12/2011
Doutor Marcos Britto, soube hoje que devo passar por cirurgia para fixar o processo coronóide.
ResponderExcluirO senhor tem algum colega especialista em braço aqui no Distrito Federal?
Flávio