Fratura Articular
As fraturas articulares são emergências médicas. Quando a junta fica muitos dias fora do lugar, sem movimento os condrócitos podem morrer, causando dados irreversíveis na articulação.
Como ocorre a nutrição das células dentro da junta?
Dentro da articulação não tem vasos sanguíneos , não sem sangue. Dentro da junta encontramos o chamado líquido sinovial. esse líquido é formado na parede da articulação numa camada de células chamada de sinóvia, ou membrana sinovial. Essas células produzem o liquido sinovial responsável por lubrificar e nutrir os condrócitos.
Como o líquido sinovial nutre os condrócitos?
A membrana sinovial funciona como um verdadeiro pulmão fazendo as trocas gasosas, quando a concentração de oxigênio cai no liquido sinovial ele se difunde da membrana para o líquido sinovial, próximo a membrana sinovial a concentração de O2 é alta e no centro da articulação é baixa pois o liquido sinovial que está no centro da junta deve o oxigênio consumido pelo condrócito.
Como conseguimos levar o oxigênio da periferia próxima a membrana sinovial para o centro da articulação?
Simples, como num copo d'Água com açúcar no fundo! Basta agitar a mistura!
Agitar a mistura é igual a agitar o líquido sinovial dentro da articulação, para que isso ocorra precisamos realizar movimentos articulares. A junta que se move frequentemente mantem um bom gradiente de oxig6enio e portanto tem uma melhor nutrição. Movimentar a articulação previve e trata a Artrose. Com isso conseguimos entender a Frase de Malgaigne ( 1834 published Manuel de medecine operatoire ) movimento é vida, vida é movimento.
Porque fraturas articulares são urgências médicas?
Como vimos acima se a articulação fica sem movimento e com os fragmentos deslocados a cartilagem morre e isso causa danos muitas vezes irreversíveis e condena o paciente a ter artrose precoce.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/02/2017.
No dia 30/11/17, eu sofri uma queda de escada de madeira e tive uma fratura do pilão tibial, com fratura exposta da tibia distal e uma fratura da fibula. Fiz duas cirurgias em onze dias. Na primeira, usei um fixador externo e na segunda cirurgia, me colocaram 5 placas e 23 parafusos. Hoje, depois de onze meses de pós operatório, desenvolvi uma artrose pós traumática. O meu ortopedista me indicou fazer artrodese. Sinto muita dor na articulação do tornozelo, sinto dor ao pisar, andar e ao movimentar o tornozelo. Ainda ando com o auxílio de uma muleta.
ResponderExcluir