O osso doi ?
O osso é inervado?
Sim, Nervos foram identificados no ossos.
Sua função recentemente se tornou o foco de estudo intenso. O Controle metabólico do osso é influenciado pelo sistema nervoso. Transmissores em potencial dessa influência incluem:
- glutamato, relacionado ao gene da calcitonina proteína (CGRP),
- substância P,
- peptídeo intestinal vasoativo (VIP),
- adenilato ciclase pituitária ativando polipeptídeo (PACAP),
- leptina
- catecolaminas.
- Osteoporose
- consolidação da fratura,
- osteoartropatia de Charcot,
- síndromes de dor músculo-esquelética,
- ossificação heterotópica,
- crescimento e desenvolvimento do esqueleto relacionadas à obesidade
INTRODUÇÃO Ao presenciarmos um paciente com fratura, nenhum cirurgião ortopédico duvida que o osso doi. No entanto, a suposição era sempre que só o periósteo, e não o tecido ósseo em si, era inervado.
Algumas condições demonstram clinicamente a influencia do sistema nervoso sobre os ossos tais como a atrofia de Sudeck em associação com a síndrome de dor crônica regional, a ossificação heterotópica no cenário de traumatismo craniano, a neuroartropatia em diabéticos (Artropatia de Charcot) etc.
A primeira documentação de uma relação anatômica entre os nervos e os ossos foi feito através de xilogravura, por Charles Estienne em Paris, em 1545. Seu diagrama demonstra nervos que entram e saem dos ossos de um esqueleto. Estudos mais específico da inervação óssea aguardavam a disponibilidade de tecnologia que pudesse ver microscopicamente o osso. em 1966 Reginald Cooper publicou suas descobertas a partir de microscopia eletrônica do osso cortical e demostrou é ele densamente inervado
No ano seguinte Calvo e Fortez-Vila demonstraram a diferenciação de fibras mielinizadas e não-mielinizadas associadas com os vasos arteriais e sinusóides venosos no osso
A Histofluorescence de noradrenalina identificou fibras nervosas simpáticas uma década mais tarde.
Finalmente, em 1986, Hohmann et al. informaram a localização imunohistoquímica de peptídeo intestinal vasoativo (VIP) contendo fibras simpáticas no osso.
Nervos são encontrados em todo o periósteo e acompanham vasos nutrientes nos espaços perivasculares de canais de Havers. Eles têm uma maior densidade perto das áreas ósseas metabolicamente mais ativas, como na epífise e metáfise, especialmente em torno da epífise de crescimento.
O osso dói?
Sim, o osso dói.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 27/11/2018
atualizado em 27/11/2018
Boa noite Dr. Marcos.
ResponderExcluirO senhor não faz ideia de como essa sua postagem me ajudou. Muito esclarecedora. Eu sou portadora de Feocromocitoma, e durante essa ultima crise eu sentir dores terríveis nos ossos. Quando a crise cessou, observei que a dor passou. O medico já tinha passado ate medicação para outra síndrome. Mas meu medico assistente me pediu para esperar a crise cessar. Agora ao ler a sua postagem, compreendi melhor meus sintomas. O Controle metabólico do osso é influenciado pelo sistema nervoso. Transmissores em potencial dessa influência incluem: Catecolaminas, isso explica o que eu não fazia ideia do que estava acontecendo comigo. Obrigada. Um trabalho muito gratificante, levar o seu conhecimento ao mundo a fora. Abraços.