medico sem rosto X Um Médico para chamar de seu
#medicosemrosto |
Não sei.
Quem lhe operou ?
Não sei.
A relação médico paciente não é mais a mesma e esta mudando na velocidade da internet no século 21. Ela deveria estar pautada em três elementos muito simples: Escolher seu médico, diálogo pessoal e a confiança.
Um impacto profundo nas relações médico paciente está ocorrendo com a emergências das grandes corporações médicas que tentam minimizar a importância do médico e priorizar os processos. Os grandes grupos vendem uma medicina capitalista e estão entregando uma medicina socializada com médicos sem rosto. E mais do que isso em alguns casos limitando o acesso a equipamentos, tecnologia e materiais.
Com alguma frequência quando o paciente vem para uma segunda opinião no consultório e perguntamos o nome dos médicos anteriores raramente o paciente se recorda. A escolha do médico muitas vezes é feita pelo livro do convênio e pela facilidade em marcar a consulta. O escolha é pela praticidade e não pelo conhecimento do médico.
O médico a cada dia perde autonomia e tem o rosto apagado na fotografia.
Quando um paciente vai ao consultório ele está procurando um médico específico. Quando é atendido por telefone, computador, sistemas automatizados ou outros meios de massa ele procura uma resposta imediata e a preocupação com a qualidade é menor.
Qual a formação e o conhecimento do médico que está lhe atendendo ?
- Quantos anos estudou medicina ?
- Qual a formação desse médico?
- É um médico estrangeiro: Seu diploma foi revalidado no Brasil ?
- Ele tem o título de especialista em medicina (RQE) ?
- Como foi o atendimento com o seu amigo ?
- Ele está disponível quando você precisa ?
O que é mais importante o hospital ou o médico ?
Se estivermos falando de hospitais com os equipamentos adequados ao atendimento o diferencial é o médico.
Os grandes hospitais nas médias e grandes cidades tem hoje na sua maioria os mesmos equipamentos. Nesse contexto o diferencial é o médico que esta atendendo naquela instituição.
As grandes corporações tentam inverter essa equação ao dizer que um hospital é melhor. Isso não é verdade. Paredes não atendem pacientes.
Qual o melhor Hospital ?
O que faz um bom hospital é a equipe que trabalha nele. O atendimento humanizado e a qualidade desse atendimento. Quem proporciona isso não é a instituição e sim os profissionais da área de saúde. Funcionários da limpeza, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, fisioterapeutas, médicos, recepcionistas, farmacêuticos, circulantes em sala de cirurgia e todos os demais profissionais dentro do hospital.
Grandes grupos empresariais hoje investem em hospitais. Numa empresa uma das preocupações naturais é a marca. Porém em medicina isso esta em alguns casos sendo feito de modo distorcido. Algumas corporações querem que a marca seja mais importante que o médico. Essa filosofia cria uma instituição de médicos sem rosto.
Como é a remuneração do médico ao atender pelo convênio ?
O modo de remuneração dos médicos com planos de saúde é estratificado pelo tipo de quarto / enfermaria. Exemplo: se o paciente interna no quarto ele recebe a tabela cheia. Se o paciente interna em enfermaria ele recebe a metade. O médico não pode entregar a metade do atendimento ao paciente, apesar de receber a metade pelo procedimento.- Paredes não fazem atendimento e sim profissionais, está na hora do paciente voltar a escolher o médico pelo Nome.
- Escolha seu médico, seu médico irá escolher o melhor hospital disponível dentro do seu plano de saúde.
- Você pode usar a mecanização dos atendimentos com consultas com computadores e a telemedicina por telefone para tratar problemas simples e onde você não tem acesso ao médico, porém na primeira oportunidade procure seu médico.
- Médico com rosto, um médico para chamar de seu.
- #DigaNãoAsInstituiçõesComMédicoSemRosto
- #medicosemrosto
- #medicoparachamardeseu
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!