Velhice saudável dicas ortopédicas
Mudanças simples em sua dieta e estilo de vida pode ajudá-lo a evitar problemas ortopédicos graves:
- Mantenha um peso saudável: para cada ganho de 5 kg de peso, há um risco 36% maior de desenvolver artrose no joelho e quadril.
- A obesidade coloca mais peso nas articulações, dificultando a marcha.
- Andando menos ocorre enfraquecimento dos músculos ( obesidade sarcopênica ) isso aumenta a probabilidade ocorrencia de lesões.
- Mantenha-se em movimento: Exercícios suaves são benéficos mesmo para indivíduos com algum problema ortopédico
- Os exercícios devem incluir alongamento, caminhada em terrenos planos, natação e bicicleta.
- Evite exercícios que sobrecarreguem as articulações, como flexões dos joelhos ( agachamento ).
- Faça exercícios para aumentar a massa muscular independentemente da sua idade.
- Fortaleça o Core, músculos abdominais e lombares fortes ajudam a equilibrar o peso corporal.
- Yoga e Pilates são dois bons exercícios para fortalecer e promover a saúde ortopédica.
- Tai Chi Chuan é excelente para manter ou recuperar o equilibrio e pode ser praticado em qualquer idade.
- Alongue-se antes de iniciar o exercício: O alongamento é importante para manter a flexibilidade, melhorar o desempenho e diminuir as lesões por estresse, como entorses e distensões.
- Para levantar pesos ( musculação ) ou fazer exercícios aeróbicos de alto impacto, importante antes de iniciar o treino fazer exercícios de aquecimento e alongamento
- Use sapatos confortáveis: sapatos com salto largo promovem o alinhamento adequado do retropé.
- Mulheres que usam salto alto regularmente aumentam o risco de desenvolver dores nas costas e nos joelhos ( além das dores no pé )
- Faça checkups regulares: as visitas anuais ao seu clínico são uma ótima maneira de ficar em dia com sua saúde ortopédica. Isso é especialmente importante para adultos mais velhos, que podem ter maior probabilidade de desenvolver artrite e sofrer lesões.
Reorganize seu ambiente domésticos e de trabalho
- Se você trabalha em um computador, considere uma estação de trabalho com apoio para os cotovelos em alguns casos trabalhar em pé ou mesmo outras configurações ergonômicas.
- Para evitar doenças como a síndrome do túnel do carpo , faça intervalos com freqüência e digite suavemente ( exemplo pare 5 minutos a cada hora de trabalho ).
- Movimentos repetitivos que podem causar lesões, importante a realização desse movimentos de forma correta, vícios posturais quando associados a movimentos repetidos podem provocar lesões e dores.
- Se você faz levantamento de peso em cassa, não use a coluna lombar para realizar o levantamento, sempre alongue com antecedência e levante usando o músculo quadríceps da coxa.
Cuidando dos músculos nos adultos mais velhos
Os adultos mais velhos e seus cuidadores podem otimizar seu ambiente doméstico para evitar lesões e tornar o espaço mais fácil para andar.
- Instalação de corrimãos em corredores
- Retirar tapetes soltos
- Levantar em etápas, primeiro sentar, aguardar 30 segundos, apoiar antes de levantar
- Manter a casa iluminada a noite para evitar fraturas
- Gerenciar áreas escorregadias, como banheiras com tapetes antiderrapante
Dicas para articulações saudáveis
Vida é movimento , movimento é vida
Todos os dias, mova cada articulação em toda a sua amplitude de movimento. Isso irá manter a mobilidade, a amplitude de movimentos e irá diminuir as dores. Realizar movimentos suaves e lentos para evitar lesões. Tome cuidado para não alongar demais.
Articulações
- Certifique-se de estender e flexionar suas articulações da maneira para a qual elas foram projetadas. Evite posições exageradas ou estressantes, bem como técnicas que possam colocar você em risco de lesões.
Postura
- A maneira como você anda tem um impacto significativo sobre suas articulações e pode provocar ou aliviar as dores. Pratique uma boa postura ajustando os espaços de trabalho às suas necessidades. Evite dores nas costas pegando itens usando as pernas, não a parte inferior das costas ( região lombar) . Ao transportar objetos pesados, certifique-se de carrega-los perto do corpo.
Mantenha-se ativo
- Evite manter as articulações na mesma posição por um período de tempo prolongado. Isso ajudará a evitar que as articulações fiquem rígidas e previne lesões condrais. Em situações em que isso não pode ser evitado, como em passeios de carro, faça uma pausa a cada hora para alongar e ajustar sua posição sentada.
- Para evitar lesões, é melhor alongar antes e depois do treino para ajudar a manter e melhorar a flexibilidade. Também é recomendado que você evite exercícios de alto impacto, como correr, se tiver problemas ortopédicos nos joelhos, quadris e tornozelos.
Mantenha uma dieta saudável
- Dietas equilibradas em associação a exercícios físicos regulares melhoram a disposição, diminuem as dores e aumentam a espectativa de vida.
- Ao considerar sua dieta, lembre-se de que o cálcio e a vitamina D são essenciais para manter a saúde ortopédica.
Oi Marcos meu nome é Érica sou da cidade de São Carlos sou técnica de enfermagem tenho 43anos há mais ou menos um ano atrás tive um diagnóstico de tendinose e bursite fiz fisioterapia tive Boa melhora, agora a mais ou menos 15 dias ao pegar uma paciente nos braços e posiciona lá na cama,senti uma forte fisgada aonde tive a inflamação, chegando no final do plantão sem conseguir mexer o braço e com dor muito intensa, fiz um usg de ombro lá está a bursite e tendinose mais uma vez com um rompimento parcial do tendão. Minha pergunta é: tenho que me preocupar em está lesão aumentar devido ao trabalho? Pq faço bastante esforço com braço e estou preocupada, pq mesmo com a fisioterapia e aplicação local ainda sinto dores no final do plantão.
ResponderExcluirNa maioria dos casos as lesões evoluem naturalmente mesmo sem trabalhar. Importante fazer fisioterapia dedicada a lesão do manguito rotador.
ExcluirOlá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!
ResponderExcluir