O Paradigma do Paraquedas e o viés em Estudos Científicos
O que é o paradigma do paraquedas?
O paradigma do paraquedas é a conclusão aparentemente absurda de que pular de um avião com paraquedas não reduz a morte ou lesão traumática grave.
Segundo esse paradigma, pular com paraquedas de um avião produz tantas lesões músculo esqueléticas quanto pular sem paraquedas. Isso te parece absurdo? A princípio sim, porém podemos provar que essa é uma conclusão verdadeira através de um estudo científico.
Robert Yeh et al. comprovaram este fato no estudo publicado na “British Medical Journal”, cuja conclusão é que o risco de morte ou trauma grave ao saltar de avião foi igual para quem usou uma mochila com paraquedas ou uma mochila vazia, ou seja, sem o paraquedas.
Ora, se uma pessoa pula de um avião sem paraquedas, há grandes chances de que o impacto com o solo provoque a morte da pessoa, certo? Como é possível então fazer um estudo científico que prove que pular de paraquedas provoca tantos danos quanto pular sem ele?
Para ler o estudo na integra https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6298200/
Como foi feito o desenho do estudo no Paradigma do paraquedas?
Aqui encontramos a resposta para esse aparente paradoxo: o avião estava parado no solo e o pulo foi de uma altura de 50 centímetros, Isso mesmo, o salto utilizado como base para o estudo foi de 50 centímetros de altura. Veja foto abaixo.
"Ah, então, pular com paraquedas de um avião é igual a pular sem paraquedas?
Se o avião estiver parado no solo sim.
Portanto, se for pular de um avão em movimento, sempre bom lembrar de levar seu paraquedas. Mas, como veremos, esse não era o ponto do estudo.
"Ah, então, pular com paraquedas de um avião é igual a pular sem paraquedas?
Se o avião estiver parado no solo sim.
Como provar coisas absurdas com um estudo científico?
Os estudos científicos podem provar coisas absurdas. Portanto, antes de aceitarmos e seguir suas conclusões é muito importante que façamos a leitura dele por completo, e principalmente o desenho do estudo, materiais e método, a fim de procurar por conflitos de interesse ou um viés em sua execução.
Robert W Yeh publicou esse artigo no dia 13 de dezembro de 2018, com objetivo de combater o uso errado da ciência. Apesar de não o ter escrito devido à Covid 19, vemos que ele se aplica a algumas ações tomadas em nome do combate à pandemia. Sabemos que é preciso ter embasamento científico não enviesado para acabar com os danos causados pelo Covid19, mas há um comportamento repetitivo e distorcido por parte dos médicos e da comunidade em geral ao tentar encontrar soluções mágicas e balas de prata para combater esse inimigo.
Nesse período de pandemia, foram criados uma infinidade de cientistas instantâneos, médicos e não médicos que discutem Kit Covid, tratamento precoce, ECMO e não isolamento social do mesmo modo que discutimos futebol.
Criam-se teorias de que vacinas teriam menor ou maior eficácia baseada na sua origem comunista ou capitalista.
O mundo parece que está pelo avesso e vemos o contrário da realidade.
# torturando os números de maneira adequada eles sempre irão confessar o que se quer escutar.
Comentários
Postar um comentário
ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!